AS 12 FALÁCIAS MAIS COMUNS PARA CONDENAR A HOMOSSEXUALIDADE

1: “Deus criou homem e mulher” - Gn 1:27-28
Deus não faz distinção entre homem e mulher (Gl 3:28), pois Deus não ver aparências (1Sm 16:7).
Lembremos que Deus fez a mesma túnica tanto para Adão como para Eva (Gn 3:21).

2: “Casamento deve ser entre um homem e uma mulher” - Gn 2:24
Jesus disse que há homens que não convém se casar com mulher (Mt 19:10-12; 1Co 7:1-7).
A Bíblia nunca usou o casamento de Adão e Eva para condenar os homoafetivos como fazem nos dias de hoje.

3: “Sodoma foi destruída por causa da homossexualidade” - Gn 19
O que ocorreu em Sodoma foi uma tentativa de abuso sexual contra estrangeiros, assim como aconteceu em Jz 19:22-28, e nada além disso.
Os profetas e até Jesus deixaram bem claro quais foram os pecados de Sodoma: soberba, egoísmo e ironicamente, o preconceito (Ez 16:49; Lc 10:10-12).
Sodomita não é o gay, é o homofóbico!

4: “Homossexualidade é uma abominação” - Lv 18:22/20:13
A preocupação dos capítulos 18 e 20 de Levítico é proibir os judeus de seguir os costumes pagãos do antigo Egito e de Canãa (Lv 18:3; 20:23).
A palavra abominação é a tradução mais comum do termo original hebraico TOEBAH e do grego BDELYGMA, em que ambas significam ídolos, ofensa ritual ou coisas relativas á idolatria (Dt 12:31; Dt 18:9-12; Ml 2:11; Ez 8:9-10; 2Re 23:7-13; Mt 24:15; Ap 21:27).
Jesus disse que abominação é tudo que é elevado aos homens, num contexto sobre avareza, a idolatria ao dinheiro (Lc 16:14; Cl 3:5). Outro uso de Jesus foi com as profecias de Daniel, que também se referia a idolatria (Mt 24:15;
Logo, quando se condena um tipo de prática homossexual masculina em Levítico é em contexto de idolatria (Lv 18:21; 20:2). Dt 27:20-23 condena zoofilia e incesto em qualquer contexto, sem citar a homossexualidade.
Levítico 18:22 não diz nada acerca das relações sexuais entre mulheres, mesmo que na proibição seguinte a mulher seja lembrada juntamente com o homem ao proibir a zoofilia, ou seja, isso prova que o texto não proíbe a homossexualidade.
Uma hipótese para esse texto é uma condenação aos prostitutos cultuais, estes sim, condenados em toda Bíblia (Dt 23:17-18; 2Re 23:3-13; 1Re 14:24; 15:12; 22:47; Jó 36:14).
Outra hipótese é uma tradução mais precisa de Lv 18:22, que seria ‘’e com homem não se deite NO LEITO DE (mish’k’vei) uma mulher'', pois é assim que a expressão hebraica ''mish’k’vei'' foi traduzido em Gn 49:4, ou seja, o errado é dois homens se deitarem numa cama que pertença a uma mulher. Logo o problema não é deitar com homens, é deitar com homens casados, sendo uma preocupação com o adultério, não com a homoafetividade.
Lv 18:22 poderia ser então uma continuidade as condenações do capítulo ao incesto nos chamados “ritos de fertilidade”, só que agora entre homens.
Por fim, Levítico nem deveria ser um livro de doutrina cristã (Hb 7:11-12; 2Co 3:14; Mt 5:17-18), e expõe a hipocrisia e parcialidade dos religiosos fundamentalistas, quando apenas um capitulo depois, por exemplo, se condena vestir roupas de diferentes tecidos ou fazer a barba, mas isso nunca foi uma preocupação na Igreja (Lv 19:19, 27; Tg 3:17).

5: “Homossexualidade não é natural” - Rm 1:26-27
O texto de Romanos 1:18-25 tem como tema a supremacia de Deus e as consequências da idolatria numa sociedade pagã (Rm 1:23,25).
O versículo 26 inicia-se com a expressão “por causa disso”, indicando que a idolatria é a causa das práticas sexuais descritas nos versos 26 e 27. Logo, a motivação de tais práticas sexuais não era o romance ou o afeto, mas a adoração a ídolos (v. 23).
O versículo 27 diz que os homens “deixavam o uso natural da mulher”, logo, Paulo deixa claro que se tratava de homens heterossexuais, já que as deixavam (1Co 7:11-12). Não fica claro se as “suas mulheres” no verso 26 são lésbicas, esposas desses homens, nem o que elas faziam de contra a natureza, já que Paulo considerou até mesmo homens deixarem o cabelo crescer como algo contra a natureza (1Co 11:14).
Na cidade de Roma dos tempos de Paulo, ocorriam festivais pagãos em que era comum grandes orgias públicas, como os bacanais. Romanos 1:27 não é sobre casais homoafetivos numa relação estável, mas de heterossexuais em práticas homossexuais promíscuas e pagãs, práticas comuns naquela época.
Esse texto está longe de ser um mandamento de Paulo contra a homoafetividade, é apenas um relato dele da difícil época em que ele vivia, como ele mesmo fala em 1Co 7:26.
Paulo nem pode criar mandamentos: ele escreve na mesma carta que O FIM DA LEI É CRISTO, e não ele (Rm 10:4) e Jesus Cristo nunca condenou a homoafetividade (Jo 4:25-26; 1Tm 6:3-5; Mt 7:24).

6: “Homossexuais não herdarão o Reino dos Céus” - 1Co 6:9
A palavra “homossexual” só foi adicionada na Bíblia em 1946. Uma atitude pervesa, pois as palavras originais são malakoi e arsenokoitai, duas palavras sem relação alguma no grego - em 1Tm 1:10, arsenokoitai é usado por Paulo sem estar acompanhado de malakoi. Essa palavra foi até inventada por ele, não existia no grego.
Não existia o conceito atual de homossexualidade na época de Paulo, mas ele podia ter usado palavras da época para denotar a homossexualidade tanto masculina como feminina, como catamita, exoletus, tribada e pederastas.
Há uma grande diversidade de tradução para malakoi e arsenokoitai nesse versículo ao longo da história: Na Bíblia em latim, a Vulgata, do século 4, as traduções eram preguiçosos (molles) e abusadores (masculorum concubitores); a Bíblia de Tyndale (1526), a primeira Bíblia em inglês, traduz como ''weaklingers'' (fracos) e ''abusers of them selves with the mankynde'' (abusadores de si mesmos com a humanidade). Já a Bíblia Sagrada Almeida 1681, a primeira Bíblia em português, traduz como affeminados o termo malakoi e fomitigos o termo arsenokoitai. Porém, antigamente effeminado não significava gay, mas pusilânime, fraco, covarde, e a nota de rodapé dessa Bíblia admite que a tradução possa ser ''molles''. Já fomitigos tem relação com a pederastia. “Mastubadores” era a antiga tradução de malakoi em algumas bíblias da idade moderna.
Atualmente, a Bíblia de Jerusalém, considerada uma das melhores traduções, traduz malakoi como ''depravados'' e arsenokoitai como ''pessoas de costumes infames'' em 1Co 6:9 e ''pederastas'' em 1Tm 1:10.
A Bíblia A Mensagem fala de promiscuidade tanto hétero como homossexual.
A tradução mais comum atualmente fala de “efeminados” e “sodomitas” em 1Co 6:9, porém tais termos também são inadequados, pois efeminado significa “pusilânime” ou até mesmo “mulherengo” (como revela o dicionário Cândido de Figueiredo de 1913), e sodomia foi um conceito alterado na Idade Média pelos católicos, principalmente por Tomás de Aquino. Porém, na Bíblia Almeida ACF, sodomita também é a tradução para os prostitutos cultuais no Antigo Testamento (Dt 23:18), podendo indicar essa relação com a prostituição em tal termo.
Muitos especialistas concordam que tais palavras podem ser uma referência a prostituição cultual e a pederastia.
Ou seja, 1 Co 6:9 está simplesmente mal traduzido ou impreciso.
Mas Jesus disse que existem escribas que fecham o Reino dos Céus para as pessoas (Mt 23:13). Jesus também não ensinou que ser hétero é uma condição para ser salvo (Mt 19:16-19), mas alertou: não tente separar o joio do trigo (Mt 13:29). Segundo Cristo, orientação sexual não define salvação (Lc 17:34).
Mas o simples fato desse versículo não mencionar que lésbicas vão para o inferno já prova que a preocupação do apóstolo Paulo aqui não é com a homossexualidade humana.

7: “Homossexualidade é uma imoralidade sexual” - At 15:29
Nenhum lugar da Bíblia associa “homossexualidade” como sendo “imoralidade sexual”.
Essa expressão é usada apenas em algumas Bíblias e vem do grego “porneia”, cujo significado mais apropriado seja “promiscuidade”, ou seja, relações sem compromisso (1Co 7:2).

8: “Deus proíbe a homossexualidade pois casais homossexuais não geram filhos”
Deus nunca proibiu pessoas estéreis de se casar. Logo, a função do sexo não é somente procriar (1Co 7:5).

9: “Não existe amor numa relação homossexual”
A Bíblia nunca ensinou isso (Ct 8:4). Ao contrário, celebra esse tipo de amor (2Sm 1:26; Rt 1:14-17).

10: “Um pedófilo também pode dizer que ama a criança”
Não existe amor numa relação não consentida, isso é estupro! Há héteros pedófilos, mas nem por isso a heterossexualidade é desencorajada.
Qualquer tipo de comparação entre homoafetividade com pedofilia é uma enorme falta de senso de proporção, algo que Jesus condenou nos fariseus, ao falar de coar o mosquito e o engolir o camelo (Mt 23:24)!

11: “A homossexualidade é influência maligna, doença ou um desejo carnal”
A Bíblia nunca ensinou tais coisas (Pv 30:5-6).

12: “Não há exemplos de casais homossexuais na Bíblia”
Há Davi e Jônatas, Rute e Noemi e o Centurião e seu “amado” (''pais'' no grego). Qual mal há eles terem sido exemplos de casais homoafetivos na Bíblia, quando ela mesma declara a diversidade da natureza de Deus (Sl 104:24), fala de homens juntos numa cama (Ec 4:10-11; Lc 17:34) ou que minorias sexuais estão entre os primeiros cristãos (At 8:27-40)?
Confundir relações homoafetivas na Bíblia como sendo amizade é como confundir a amizade de um homem e uma mulher como romance.
Dizer que essas relações são impossíveis de terem sido homoafetivas supondo que a Bíblia proíbe tais relações, é justamente repetir as 11 falácias aqui colocadas.

CONCLUSÃO
Assim como a Bíblia condena alguns tipos de relações heterossexuais, mas isso não significa que toda relação hétero seja pecado, a Bíblia também condena alguns tipos de relações homossexuais, mas isso não significa que toda relação homoafetiva seja pecado.

EM RESUMO
Jesus, sendo a única verdade (João 1:17 e 16:13) e mesmo sabendo o que ele disse que seria registrado na Bíblia (Mt 26:13), nunca condenou a homossexualidade (1Tm 6:3-5), mas disse para aceitá-la (Mt 19:10-12).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog