15 MOTIVOS POR QUE A HOMOSSEXUALIDADE NÃO É PECADO



  1. Essa ideia foi inventada na Idade Média pelos católicos, que também mataram até canhotos usando a Bíblia, assim como negros, índios e mulheres! Por que não estaria acontecendo o mesmo erro com os gays? A igreja primitiva até mesmo celebrava e realizava casamentos homossexuais e há vários santos católicos que foram gays! 
  2. Satanás usou versículos isolados da Palavra para tentar a Jesus no deserto (Mateus 4:5). Todos os versículos usados contra os homossexuais na Bíblia são tirados fora de seu contexto, isolados e com traduções erradas. 
  3. Em toda a Bíblia, entre 30.000 versículos, há apenas 4 exaustivamente usados para afirmar que a homossexualidade é um pecado, não textos, nem histórias, apenas breves versículos: 2 estão repetidos no código moral dos judeus em Levítico, e os outros 2, em duas cartas de Paulo para duas igrejas de dois locais diferentes. 
  4. Levítico 18 e 22 são versículos inseridos num contexto cujo tema é a idolatria pagã (Lev. 18:3, 21 e 24). A condenação é para os prostitutos cultuais, largamente condenando na Bíblia 
  5. Abominação vem do hebraico toevah, e é sempre usada num contexto de ritual religioso. Comer frutos do mar era considerado abominação na Lei Mosaica, por exemplo (Levítico 11:10). Homossexualidade está no mesmo nível que comer uma lagosta? Não parece ser tão mal assim... 
  6. Paulo em Romanos 1:26-27 também condena a idolatria e os prostitutos cultuais assim como levítico, mas dirigida aos pagãos romanos. A idolatria como tema central do texto fica evidente pelos versículos 23 a 25. O versículo 26 inicia-se com a expressão “por isso”, ou seja, o que está explícito a partir desse ponto é o resultado das ações humanas descritas nos versos anteriores.  
  7. Não há nenhuma clara condenação as lésbicas nesse texto, assim como em nenhum outro lugar da Bíblia. Por que ser gay é pecado, mas ser lésbica não?  
  8. 'Natural'' e ‘’natureza’’ vem do grego ''physin''(incomum, não usal) e ''infame'' vem do grego ''atimia'', que também pode significar ''desonroso'', ambas palavras usadas em Romanos 1:26-27. Paulo repete essas duas mesmas palavras numa frase em 1 Coríntios 11:14, ao se referir ao costume dos homens gregos usarem os cabelos curtos: Se “natureza” na verdade significa “costumes” em 1 Coríntios 11, não poderia também significar “costumes” em Romanos 1? Paulo usou ‘’natureza’’ (physinoutras vezes para tratar de convenções culturais e costumes na própria carta aos Romanos (Romanos 2:14Romanos 2:27) 
  9. Em 1 Coríntios 6:10, Paulo usa duas palavras gregas supostamente condenando a homoafetividademalakoi e arsenokoitai. Elas já foram traduzidas de maneiras bastantes diferentes ao longo da história. A maior hipótese é que se trata de pederastia grega quando contextualizado com o texto de 1 Timóteo 1:10. Neste versículo é uma lista de pecados assim como 1 Coríntios 6:10, que inclui as palavras pornos (prostitutos), e andrapodistes (escravistas), além de repetir arsenokoitas. Em 1 Corintios 6:10, malakoi e arsenokoitai é seguida da palavra kleptés, que significa ladrão. Logo, os meninos prostitutos da Grécia (os pornos ou malakois) são vendidos pelos ‘ladrões ou traficantes de homens’’ (os andrapodistes ou kleptés) para os ricos homens da aristocracia grega (arsenokoitais). Ou seja, assim como Levítico e Romanos, Paulo também condena aqui a prostituição cultual, harmonizando com todos os textos bíblicos sobre o tema. Corinto e Éfeso são cidades gregas e pagãs, e Timóteo, servo de Paulo, estava em Éfeso (1 Timóteo 1:3); 
  10. O apostolo Pedro escreveu em sua epístola que as vezes Paulo escrevia em suas cartas trechos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem (2 Pedro 3:16). Se Pedro naquela época não entendia muito bem o que Paulo escrevia, imagine como confiar na interpretação atual, 2.000 anos depois! Como as Leis de Levítico foram abolidas, e Paulo foi um apostolo de difícil interpretação até para seus conterrâneos, logo, seria mais coerente recorrer ao Evangelho de Jesus;  
  11. Em Mateus 19:12Jesus fala acerca de 3 tipos diferentes de eunucos: os que se fazem eunucos pelo reino dos céus (os celibatários), os eunucos feitos pelos homens (os castrados) e fala de um tipo bem específico de eunuco, "os eunucos de nascença".  Quem seria uma pessoa que nasce eunuco? Obviamente, Jesus aqui usou uma figura de linguagem, assim como usou para falar dos celibatários;  
  12. Eunuco na época de Jesus vem do hebraico "saris". Havia uma categoria de saris no judaísmo, chamado de saris hamah (eunucos de sol), e segundo o Talmude, era homens com trejeitos femininos e que não apresentavam atração por mulheres desde o nascimento. Se isso não é um gay, o que seria?  
  13. Jesus disse que se você nasceu, se tornou ou se fez um "eunuco", estas são condições dadas que impedem um homem de se casar com uma mulher, diferente de um hétero ‘’não eunuco’’, em que a este convém se casar (Mateus 19:11). Mas, Potifar era eunuco, e tinha uma esposa! (Genesis 39). Logo, não seria uma regra os ‘’eunucos’ não se casarem. O ponto crucial para entender esse texto está em como Jesus finaliza o diálogo: ‘Quem é apto para aceitar isto, que aceite.’’. Ser um dos eunucos é escolher aceitar a própria condição dada, não sendo uma regra. Jesus separa dois tipos de homens nesse texto: os héteros comuns e os ‘’eunucos’’. Um hétero sempre convém se casar com uma mulher; já um eunuco pode ou não se casar com uma mulher, sendo a única condição que faria ser ‘’eunuco’’ é não ser hétero, ou seja, ter ou não o desejo pela mulher: caso tenha, também se encaixa como um héteroentão convém a este se casar; mas caso o homem nasça sem a libido pelas mulheresou perca essa libido ao longo da vida, estes estão livres do paradigma do casamento indissolúvel dado no princípio (Genesis 2:24). Mais ainda há o homem que tem a libido, mas se abstém das mulheres pelo Reino dos Céus, revelando que o texto não se baseia em características físicas, mas internas, do coração e da mente, que só a própria pessoa é capaz de entenderHomens que tem a libido pelas mulheres convém se casar não para terem filhos e encher o mundo de crianças, mas simplesmente para não caírem na prostituição (1 Coríntios 7:2); mas como a Bíblia condena a prostituição tanto hétero como homossexual, esse é pecado que independe de sexualidade;  
  14. Alguns dizem que os eunucos de nascença seriam pessoas com "deficiência congênita", não os homossexuais e assexuados, criando contradições: não foi o próprio Jesus que curou cegos, surdos e coxos de nascença? Jesus  tratou deformidades físicas como uma ‘’condição aceitável’’? E por que nascer com deficiência congênita nas genitálias impediria um homem de se casar com uma mulher? Sendo este hétero, convém casar-se como qualquer outro hétero, não o tornando um dos 3 eunucos; outra questão seria a raridade de nascer com deficiências na genitália. Por que Jesus incluiria tal condição tão raríssima junto com outros dois eunucos tão comuns?   
  15. Há fortes evidências bíblicas para que Davi e Jônatas tenham sido um casal homoafetivo, por mais que o pai de Jônatas não aceitasse seu relacionamento com Davi (1 Samuel 20:30). Davi não sofreu nenhuma punição divina por seu intenso amor por Jônatas, mas sofreu ao adulterar com Bate-Seba! Deus disse que não ver como o homem ver, porque o homem olha a aparência, mas Deus olha o coração (1 Samuel 16:7); Jesus condenou veementemente a prostituição e o adultério como pecados sexuais (Mateus 15:19), mas nunca condenou ou ‘’curou’’ a homoafetividade! O primeiro gentio a ser convertido ao cristianismo foi um eunuco etíope, um negro de minoria sexual (Atos 8:36-38), revelando que o Evangelho é inclusivo, e independe de raça, origem ou sexualidade!  Todo pecado é a transgressão da Lei (1 João 3: 4), e na Bíblia, há apenas duas leis: a Lei Mosaica (Deuteronômio 27: 1-3) e a Lei de Cristo, baseada no amor e na empatia (Mateus 7:12Hebreus 8:13); assim sendo, se nenhuma das duas leis condena a homoafetividade, ela não é um pecado. Se a homossexualidade é uma característica que não interfere no caráter humano e no amor ao próximo, também não é um pecado. (Mateus 15:19) 

 

‘’Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas?’’ Jeremias 13:23  


Fonte: Autor (Heberton Éder)

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