Homossexualidade, a Bíblia e a questão das lésbicas


Em toda Biblia achamos apenas três versículos que mencionam atos homossexuais, sendo todos entre homens (Lv. 18:22, Lv. 20:13 e Rm. 1:27). Não se acha nenhuma menção ao ato sexual entre mulheres.
Dois desses 3 versículos estão no código de Santidade dos judeus, o livro de Levitico, escrito por Moises depois da saida do Egito, que faz parte da Torá, a chamada Lei Mosaica, que foi organizada em 613 leis ao todo! A Biblia a apelida apenas de Lei (Dt. 27:8).
Levitico começou ser escrito por volta do fim do século VII a.C., e como o livro que conhecemos hoje, só foi concluido em 538 a 332 a.C. As menções aos atos homossexuais de Levítico estão nos capítulos 18 e 20, e basicamente são o mesmo texto, com a diferença que no capítulo 20 se adiciona a pena aplicada a proibição.
A terceira menção a um ato homossexual na Bíblia está numa introdução de uma das muitas cartas escritas por Paulo, a carta aos Romanos, endereçada a primitiva Igreja da cidade de Roma, e foi escrita por volta de 50 d.C. Quase 1.000 anos separam o livro de Levitico da carta aos Romanos!!! Nessa carta, Paulo fará um profunda análise teológica sobre a justificação pela fé. É uma das cartas mais formais que Paulo escreveu e seu conteúdo é puramente teológico. Não se ver nessa carta Paulo tratando do assunto do casamento, costumes e muito menos a sexualidade humana.
Além dessas 3 menções a atos homossexuais, também há na Bíblia a história de Sodoma e Gomorra em Genesis 19 e dos filhos de Belial em Juizes 19, que relatam homens em tentativas de estupros coletivos contra outros homens; mas não é possível concluir o tema por esses textos, pois não é sobre homossexualidade que essas histórias abordam, mas sobre violência, crueldade, inospitalidade ao estrangeiro e qualquer homossexual concordará que é errado qualquer tipo de abuso sexual.
Em toda a Biblia, nao existe uma única menção ao sexo lésbico e esse é o ponto em questão que iremos discutir.
Enquanto a menção ao ato homossexual localizada na carta de Paulo faz parte um relato dele no capítulo 1 sobre a supremacia de Deus e a idolatria romana, Levitico é de fato a única lei acerca do tema. Paulo na carta aos Romanos nao está legislando sobre o assunto da homossexualidade, se é ou não um pecado, já que ele nem mesmo tem tal autoridade, mas está apenas dissertando, relatando sobre a sociedade romana em que ele convivia, segundo seu ponto de vista dentro do contexto desse povo. Logo, em toda Bíblia, Levitico de fato é o único texto que legisla sobre o tema, proibindo o ato e especificando qual a pena para sua desobediência, no caso, a morte.
Há muitos e muitos outros textos na Biblia que já foram ou não ditas como se tratando de menções a pessoas homossexuais, como Davi, Rute e o Centurião de Carfanaum, os ''arsenokoitais'' que Paulo menciona em 1 Corintios e 1 Timoteo, e os “eunucos de nascença” que Jesus menciona em Mateus 19 e outros eunucos presentes na Bíblia. Mas todos eles são objetos de profundos debates.
Então, acerca de uma lei, um mandamento, uma regra acerca do tema, temos apenas uma em toda Bíblia, a proibição contida no texto de Levitico, que diz assim:

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é - Levítico 18:22
Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. - Levítico 20:13

De forma literal, o texto é claro, proibi-se apenas o ''coito abominável entre homens''. Ou o coito entre homens é sempre abominável ou apenas os coitos que são abomináveis que são proibidos?
Há argumentos para ambos. Logo, vamos a presunção mais comum: coito entre homens é sempre abominável.
Mas algo chama a atenção na Lei de Moises: proibe-se apenas a relação sexual entre homens e em nenhum momento se proibe a relação sexual entre mulheres! Por que?
Algo é muito estranho nesse fato e põe em cheque toda a veracidade da suposição que diz que é imoral, errado e abominável a homossexualidade humana, e que Deus aprovaria apenas os relacionamentos entre homem e mulher! Oras, como pode ser errado ser homossexual, mas isentar as lésbicas na lei?
Por que Levitico nao possui nenhuma menção análoga ao coito entre mulheres, seja para proibir ou não?
Por que as lésbicas são totalmente ignoradas na lei?
O por que Levítico não proibe a lesbianidade é a chave para entender a questão da homossexualidade na Bíblia.
Isso é estranho por que a lei mosaica diferencia os gêneros, sempre fazendo questão de especificar se o mandamento é para ambos os sexos, apenas para homens ou apenas para as mulheres. Exemplos desse fato estão em Levítico 27:4, Levítico 20:10, Levítico 13:38, Levítico 20:15-16, Levítico 27:7, Levítico 15:18 e Levítico 20:27.
Em Levítico 18:23 tem a preocupação de se lembrar da mulher juntamente com o homem na proibição a bestialidade e esse verso ocorre apenas um verso após o Lv. 18:22.
Logo, é certo que Levitico 18:22 é uma proibição direcionada apenas ao homem, algo ainda mais reforçado pela uso da expressão ''como se fosse mulher''.

Essa será uma explicação simples, rápida e eficiente, na regra básica da hermenêutica ''A Escritura pela Escritura se explica'' para se concluir que a Bíblia nao condena a homoafetividade, se baseando nesse simples fato: a omissão as lésbicas em Levítico.
Vejamos:

Os 12 argumentos lógicos:

É fato que...
1 - O Antigo Testamento não condena as lésbicas em nenhum momento; logo, se não houve literalmente a proibição às lésbicas na Lei de Moisés, não houve condenação a homoafetividade. A lei foi escrita de forma clara, sem margens para dúvida (Dt. 27:8). Se a homossexualidade fosse uma preocupação de fato na lei, as lésbicas seriam mencionadas também.
2 - No Evangelho de João diz que “ a lei foi dada por Moisés, mas a verdade veio por Jesus” (Jo. 1:17); a verdade de Jesus se sobrepõe sobre a Lei de Moisés (Hb. 7:19). Porém Jesus, assim como a Lei, não condenou em nenhum momento a homoafetividade nos seus ensinos!
3 - Se nem o Antigo Testamento e nem o próprio Jesus Cristo condenaram a homoafetividade, de onde Paulo tiraria a sua conclusão de que homossexualidade é errado nas suas cartas? Oras, ele mesmo disse que é a lei que revela o pecado (Rm. 7:7-7; 5:13; 3:20), mas a Lei não proíbe a lesbianidade, logo não proibe a homossexualidade, e Jesus Cristo não condenou a homoafetividade, e Paulo tem como fundamento os ensinos de Jesus (1 Co. 3:11); se foi o Espirito Santo que revelou isso a Paulo, fica a dúvida: por que o Espirito Santo demorou tanto tempo para revelar que gays irão ao inferno, como alguns dizem que é isso que Paulo diz em 1 Coríntios 6:10? Mas Paulo mesmo diz que Deus já revelou sua vontade por meio de Jesus Cristo (Ef. 1:9)! Se é vontade de Deus que as pessoas não sejam gays ou lésbicas, Deus teria revelado isso por Jesus, não por Paulo.

Na Bíblia encontramos que...
4 - Davi amou um homem muito mais do que as mulheres (2 Sm. 1:26). Há homoafetividade masculina na Biblia;
5 - Uma mulher se apegou a outra assim como Adão se apegou a Eva em Gênesis(Rt. 1:14 e Gn. 2:24). Há homofetividade feminina na Biblia;
6 - Jesus disse que os ''eunucos de nascença'' não convém se casar com uma mulher (Mt. 19:10-12); Casamento heterossexual não é para todos;
7 - Paulo disse que Jesus não faz distinção entre macho e fêmea (Gl. 3:28); Jesus não analisa as genitálias das pessoas para julgar-las, mas o coração delas (Mt.15:19);
8 - O único mandamento da Nova Aliança é o AMOR (Jo. 13:34; Jo. 15:12; Mc. 12:30-31; Rm.13:8-10; Gl. 5:14; Tg. 2:8; 2 Jo.1:5; 1 Jo. 4:21; 1 Jo. 3:23; 1 Tm. 1:5; Hb. 12:24; Hb. 8:13; 2 Co. 3:14; Gl. 3:13, 24-25); qualquer outra lei presente na Bíblia provém desse supremo mandamento, pois o amor vence qualquer pecado (Pv. 10:12).

Logo..
9 - 
A omissão de uma proibição ao sexo lésbico em Levítico é a prova cabal que há um erro interpretativo nas Escrituras; qualquer tentativa de incluir as lésbicas na proibição de Lv. 18:22 SAIRÁ DA LITERALIDADE DO TEXTO e se tentará usar o CONTEXTO para tentar inclui-las, seja bíblico, histórico-crítico ou etimológico das palavras usadas no verso, porém, esse mesmo CONTEXTO pode revelar que na realidade Levítico não condena nem mesmo os homens homossexuais. Vejamos tal contexto bíblico, histórico e etimológico: os únicos homossexuais condenados na Bíblia inteira são os prostitutos cultuais (Dt. 23:18; 1 Re. 14:24); as mulheres e o ritual pagão descrito no versículo anterior de Lv.18:22 estão ligados a prostituição (Lv. 20:4-5); logo, o contexto de Lv. 18:20-23 condena a PROSTITUIÇÃO CULTUAL, O SACRIFÍCIO DE CRIANÇAS E A SEXO COM ANIMAIS NOS TEMPLOS PAGÃOS, práticas multissímo comuns na época do Antigo Testamento (Ez. 16:20-22); Em 2 Re.23:7-10 mencionará novamente no mesmo texto tanto os prostitutos cultuais como o sacrifício de crianças ao deus Moloque, assim como Levítico 18:21-22.
Historicamente, se sabe que o sêmen era cultuado nas sociedades mesopotâmicas como portador da fertilidade da terra, tendo o poder de gerar a vida, e por isso as mulheres são lembradas no verso 23 na proibição a bestialidade, pois o animal pode penetrar e ejacular na mulher, mas as lésbicas não são lembradas no verso 22, pois estas não produzem a ''semente'' necessária nos cultos pagãos de fertilidade.
Logo, pela ausência de uma condenação as lésbicas, é isso que Levítico 18:22 proíbe, que os judeus se relacionem sexualmente com prostitutos cultuais, pois isso é TOEBAH, ou seja, uma “ofensa ritual”, a palavra hebraica original usada no versículo traduzida erroneamente como “abominação”, sendo tal tipo de prostituição uma prática comum nos ESTATUTOS cananeus, que foram proibidos no texto (Lv. 18:3). Assim, pelo CONTEXTO, Levitico 18:22 não condena a homossexualidade, mas a prostituição sagrada.
Se ler o versículo de forma literal, não se condena as lésbicas; se ler o versículo de forma contextualizada, não se condena a homossexualidade. Não há escapatória.


10 - Por não proibir as lésbicas, ou a Lei está incompleta ou a Lei não condena a homoafetividade. Mas não houve erro na Lei (Sl. 19:7-9), logo, não se condena a homoafetividade. Se a Lei não proíbe o sexo lésbico, logo, Paulo não pode estar condenando em Rm. 1:26 a lesbianidade, logo, ele também não menciona homossexuais em Rm. 1:27, mas homens HETEROSSEXUAIS AGINDO COMO HOMOSSEXUAIS, em que tais deixam o “uso natural da mulher” por causa da IDOLATRIA (Rm. 1:23). Roma era antigamente famosa pelos seus bacanais e rituais orgiásticos oferecido a outros deuses, e na época de Paulo, o imperador romano Calígula era famoso pela total devassidão e promiscuidade nos seus palácios.

11 - Concluimos que a Igreja pode estar errada, assim como a Igreja já errou muitíssimo no seu passado; foi utilizando textos bíblicos que a igreja já financiou a Inquisição e as Cruzadas, o apoio a escravidão, alegava que negros eram amaldiçoados, que índios nao tinham alma, que era antibiblico o casamento interracial, e até organizações como nazismo, Ku Klux Klan e Apartheid usavam textos isolados da Bíblia para apoiar suas atrocidades; para ser membro do Ku Klux Klan por exemplo, era necessário ser cristão protestante. A igreja já errou e a Igreja erra, e a Igreja errará. Heresias são necessárias para que os sinceros se manifestem (1 Co. 11:19).

12 - Como conclusão, o mandamento do amor de Jesus é suficiente para legitimar uma relação AMOROSA, RECÍPROCA E ALTRUÍSTA entre pessoas do mesmo sexo (Mt. 7:12)!

Na dúvida, se alguém lhe afimar que a homossexualidaade é pecado, questione: ''Moisés esqueceu de proibir as lésbicas em Levítico? Se for isso, como confiar em um texto incompleto? Mas Salmos não diz que a lei é perfeita?''

Com tudo isso, uma simples pergunta desestrutura toda a heresia inventada pelos católicos medievais que condena a homoafetividade usando a Palavra de Deus. Basta simplesmente perguntar:

CADÊ AS LÉSBICAS EM LEVÍTICO?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 12 FALÁCIAS MAIS COMUNS PARA CONDENAR A HOMOSSEXUALIDADE